As Nossas Dores e Delícias !!!; Ser Uma Mulher Equilibrista!


Mês das mulheres!!! A gente precisa comemorar, mas precisamos também refletir sobre as nossas dores e nossas delicias!!!! Eu convido vocês, administradores e administrador a ler esse texto escrito por mim!!!!!!

Minha experiência como coach de carreira atendendo por mais de 5 anos mulheres universitárias na faixa de seus 18 a 60 anos em uma Universidade no Nordeste do Brasil, vivenciar por mais de 28 anos na área corporativa e ministrar palestras em vários lugares desse Brasil com o tema “A dor e a delícia da mulher moderna”, acabei chegando a uma conclusão: temos muitas culpas com as nossas decisões, conciliamos muitas atividades, e resultamos ser equilibristas... tentando equilibrar a vida pessoal e profissional...

Bem-vindas a luta diária der ser uma mulher moderna!!!! Nossas dores e nossas delícias!!!

Nós mulheres tentamos conciliar a quantidade de atividades que temos, equilibrar a exigências da profissão, da família além de nossa autoestima e do nosso interesse pessoal. As vezes vem a cobrança de nós mesmas de ser multifuncional e perfeita. Que loucura!!!!

Mas será que precisamos ser tão exigentes conosco?? Para quê tantas culpas...ahhh, e que hoje temos mais possibilidades de escolhas... Algumas optam por não quererem ter filhos para se dedicarem aos projetos profissionais, outras já optam por dedicar a família e deixarem suas profissões e ainda existem aquelas que congelam seus óvulos para terem filhos depois... Que avanço... para nós mulheres.... Mas a culpa vem junto!!!!! A gente se conhece!!!!

Precisamos nos agradar... ir atrás do que a gente acha que é importante para gente... mesmo que algumas pessoas irão ser contra essa decisão.

Ser mulher é ter o desafio de escolher o caminho que a faça feliz... lugar de mulher é onde ela quiser... e com essa frase relato um episódio que aconteceu comigo em uma das minhas palestras sobre mulheres na política. Como somos cobradas e julgadas!!!! Várias mulheres presentes, deputadas, prefeitas, vereadoras, candidatas... e um pequeno número de homens acompanhando o evento. Encerro com a frase: “lugar de mulher é onde ela quiser!!!!!”

No final da palestra aplausos e fotos, estava indo embora quando veio um senhor me dizer que eu era muito ativista e feminista... Ele disse: mulher não pode fazer o que ela quer.... Oiii???

Não era possível que eu estava ouvindo isso? Como mulher não pode??? Não!!!! - ele me respondeu. Respeitosamente sorri de uma forma sarcástica, olhei nos olhos dele e disse: que absurdo seu pensamento...dei um tchau e fui... deixando-o no "vaco" ... Não ia discutir com esse tipo de pessoa!!! Minha saúde mental em primeiro lugar!!! Mas fiquei pensado a noite inteira... Como o mundo ainda é tão machista... Fui pensando o número de casos que aumentaram de violência doméstica, assédios morais, sexuais e estupros... me deixaram mais perplexa!!! Que tristeza!!! Que dor!!!

Então, vamos lutar, homens e mulheres juntos para tentarmos mudar esse cenário... tão triste para nós mulheres!!!

Sim, "lugar de mulher é onde ela quiser” ... Nós administradoras que estudamos, trabalhamos para melhorar a condição do nosso estado, país e da nossa casa, temos que ser mais ouvidas!!!

Ter mais mulheres administradoras no campo político, nas áreas coorporativas... Vamos que vamos!!! Lutar por um mundo com menos dores para nós mulheres!!! Sem culpas!!!! No cenário corporativo mais justo para nós!!!!! Viva o dia das mulheres!!! Abraços!!

Autor(a): Admª. Maria Regina Stefan