História do CRAGO


Difusão da Ciência da Administração

O CRAGO é referência pelo fomento técnico-científico e protagonista em debater temas importantes ligados à realidade brasileira e global, sob a ótica da ciência da Administração.  

Por meio da realização de congressos locais, nacionais e internacionais, palestras, cursos, treinamentos, acervos bibliográficos e outras ações educacionais, o Conselho proporciona a acadêmicos, profissionais e pesquisadores, base para ampliação do conhecimento e difusão da ciência da Administração.

O CRAGO tem mantido uma relação de proximidade com os estudantes de graduação nas faculdades e universidades do Estado, com o programa “CRA vai a Faculdade”. O projeto consiste na realização de palestras e seminários para capacitar e integrar os acadêmicos ao mercado de trabalho, orientando acerca das atividades privativas do Administrador e da importância do registro no Conselho.

Além da realização de inúmeras eventos, o CRA/GO promoveu: em 1998, o XV Encontro Brasileiro de Administração (ENBRA); em 2001, o VII Fórum Internacional de Administração (FIA); em 2003, o X Congresso de Administração do Mercosul (CONAMERCO); e, em 2004, o XIII Encontro Latino Americano de Administração (ENLA). Todos revestidos de sucesso de crítica e participação. Algumas edições alcançaram a marca de 4 mil congressistas e contaram com a participação de grandes nomes do Brasil e do exterior.

Herança dos recursos advindos dos congressos realizados o CRA/GO adquiriu a nova sede em local nobre de Goiânia, pomposa e moderna no dia 9 de setembro 2002. Foi um marco na história da Administração para Goiás e para o Brasil.

Erguida em um dos setores de maior valorização imobiliária de Goiânia, no alto do Setor Marista, ainda em 2018 é o memorial inconteste de uma administração que realmente soube materializar o sonho da nossa categoria. Depois de 16 (dezesseis) anos, continua considerada como uma das mais estruturadas e bonitas do Sistema CFA/CRA’s.


  • Estado: Goiás
  • Capital: Goiânia
  • Região: Centro-Oeste
  • Número de Municípios: 246

 “Podemos afirmar que Goiás é berço de grandes conquistas dos administradores brasileiros, tais como a inclusão do Administrador no vocalato das Juntas Comerciais de todo o país, a promoção em solo goiano dos maiores fóruns científico da categoria e, recentemente, a instituição do dia do Administrador no calendário cívico-cultural do Brasil. O CRA/GO tem trabalhado para dignificar a profissão que mais cresce no Brasil, fiscalizando com transparência, aproximando-se de estudantes e profissionais Administradores, defendendo seus interesses junto ao Governo e à sociedade.”


O início do CRA-GO

Era preciso crescer. Sair da condição de Delegacia do CRTA-DF 1ª Região para chegar ao status de Conselho autônomo. O nascedouro do Conselho Regional de Administração de Goiás se deu com a expedição da Resolução Normativa n° 54, de 04 de novembro de 1983, após intenso trabalho de fiscalização que alcançou o registro de 500 profissionais. À época, o denominado Conselho Regional de Técnicos de Administração de Goiás - CRTA 15º Região - foi inaugurado em solenidade realizada na cidade de Goiânia e seu comando entregue à uma comissão executiva nomeada pelo Conselho Federal.

Dois anos depois, o CRTA-GO promoveu sua primeira eleição diretiva. A posse dos eleitos em janeiro de 1985 tornou-se o marco fundador do Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA/GO), que teve sua nomenclatura alterada com a edição da Lei n° 7.321/85. Com a divisão territorial do Estado de Goiás ocorrida em 1988, a jurisdição do Conselho abrangeu o recém-criado estado do Tocantins, o que perdurou até o ano de 2006.

Marco na história do CRA GO/TO, a aquisição da primeira sede própria, no ano de 1992, era vista pelo então presidente Samuel Albernaz como condição sine qua non para a “emancipação” do Conselho junto ao Sistema CRA’s/CFA e sua representatividade diante da sociedade e de seus filiados.

Naquela época, a sede do CRA GO/TO, jocosamente denominada de beco dos aflitos, funcionava humildemente em uma tímida sala, situada na Rua 14, Setor Central, com vários meses de aluguel atrasados e sem qualquer estrutura para promover suas missões institucionais.

Em curto espaço de tempo, as dívidas do Conselho foram negociadas e quitadas. Após um grande trabalho de reestruturação e modernização do Conselho, fora adquirido um imóvel no Setor Aeroporto, tradicional bairro da capital, com recursos de um empréstimo de 10 parcelas, cujo avalista fora o próprio presidente.

O descerramento da placa de inauguração da sede aconteceu em 25 de março de 1993, em um evento que reuniu diversas autoridades, políticos e membros do CFA. No mesmo ano foi inaugurada uma biblioteca com centenas de títulos acadêmicos da área da Administração.


CRA-GO no Interior do Estado

A valorização e a regionalização da Administração no interior do Estado é parte integrante do compromisso institucional do CRA/GO. Dois anos após a inauguração da atual sede da entidade na capital, o Conselho ampliou suas ações passando a constituir sua representação em importantes cidades do interior do Estado por meio de 6 delegacias regionais nos municípios de Anápolis, Caldas Novas, Itumbiara, Jataí, Mineiros e Rio Verde.

Com sedes adquiridas com recursos próprios e por meio de convênios com a iniciativa privada e com o Programa de Apoio/CFA (Proar), as delegacias regionais são responsáveis pela promoção de ações institucionais do Conselho como: o registro funcional de pessoas física e jurídica, a fiscalização do exercício profissional de profissionais e empresas, além do relacionamento com o poder público e as faculdades e universidades que formam os futuros administradores.


Dinamismo e Valorização

Alinhado às demandas da categoria e em parceria com o CFA, o Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA/GO) tem atuado essencialmente na fiscalização do exercício profissional, promoção da ciência da Administração e valorização dos Administradores.

Com mais de 10 mil registrados entre pessoas físicas e jurídicas, o CRA/GO tem sido um parceiro do administrador goiano atendendo suas demandas e defendendo seus interesses nos mais variados campos atuação.

As iniciativas das gestões do CRA/GO nos últimos anos demonstram esse comprometimento. Podemos citar como exemplar a articulação para aprovação de leis que valorizam a profissão, como as que incluíram o Administrador como Vogal nas Juntas Comerciais e no Conselho Tributário de Goiás (CAT).

Não menos importante, a criação do cargo de Administrador Municipal em várias prefeituras goianas e a inclusão do dia do Administrador no calendário cívico cultural do Brasil, do Estado de Goiás e dos municípios de Jataí, Rubiataba, Iporá,Trindade, Mineiros e Goiânia, são algumas das conquistas angariadas ao longo dos últimos anos.

Entre os projetos ainda em curso, podemos destacar o que fixa no Congresso Nacional do Piso do Salarial do Administrador e a PEC 317/2004, que trata da criação do cargo de Administrador em todos os municípios do país.

Em 2014, O Conselho Regional de Administração de Goiás alcançou importante vitória em defesa dos Administradores, no Supremo Tribunal Federal. Tratava-se de ação judicial promovida, conjuntamente, pelo  Sindicato de Empresas de Asseio e Conservação de Goiás e pelo Sindicato de Empresas de Segurança Privada, de Transporte de Valores, de Cursos de Formação e de Segurança Eletrônica de Goiás e Tocantins.

A ação, que vinha sendo travada desde o ano de 2004, pleiteava a desobrigação dessas empresas procederem ao registro junto ao CRA, negando desenvolverem a atividade privativa do Administrador de seleção de mão-de-obra. Contudo, a assessoria do CRA/GO conseguiu pacificar o entendimento favorável aos Administradores, afastando a possibilidade de encerramento de significativa área de atuação e de milhares de postos de trabalho no país.

Outrossim, a realização de campanhas institucionais e sociais, a promoção de eventos educacionais e profissionais, a celebração de convênios e a criação de condecorações a profissionais e a acadêmicos, como o prêmio Jovem Administrador, a criação das comissões CRA Mulher e CRA Jovem, são ações permanentes que ampliam e garantem os direitos e apoio à categoria.

As conquistas do CRA/GO também reforçam o compromisso com os Administradores de avançar com responsabilidade financeira. Com uma gestão espartana, o Conselho se recuperou recentemente de um passivo financeiro que o engessava administrativamente, praticando a menor anuidade do Sistema CRAs/CFA, e hoje ostenta saúde financeira invejável a outras entidades classistas.

A atual diretoria já enumera conquistas importantes nesta gestão como a modernização da estrutura de fiscalização e a aquisição de uma van destinada ao Projeto “CRA Itinerante”, que tem como objetivo percorrer bairros da capital e cidades do interior oferecendo serviços. A proposta é aproximar ainda mais o Conselho dos administradores. 


Difusão da Ciência da Administração

O CRA/GO é referência pelo fomento técnico-cientifico e protagonismo em debater temas importantes ligados à realidade brasileira e global, sob a ótica da Administração.  

Por meio da realização de congressos nacionais e internacionais, palestras, cursos, treinamentos, acervos bibliográficos e outras ações educacionais, o Conselho proporciona a acadêmicos, profissionais e pesquisadores, base para ampliação do conhecimento e difusão da ciência da Administração.

O CRA/GO tem mantido uma relação de proximidade com os estudantes de graduação nas faculdades e universidades do Estado, com o programa “CRA vai à Faculdade”. O projeto consiste na realização de palestras e seminários para capacitar e integrar os acadêmicos ao mercado de trabalho, orientando acerca das atividades privativas do Administrador e da importância do registro no Conselho.

Além da realização, desde 1995, de várias edições do Congresso Nacional de Administração (Conad), o CRA/GO promoveu: em 1998, o XV Encontro Brasileiro de Administração (Enbra); em 2001, o VII Fórum Internacional de Administração (FIA); em 2003, o X Congresso de Administração do Mercosul (Conamerco); e, em 2004, o XIII Encontro Latino Americano de Administração (Enla). Todos sucessos de crítica e participação. Algumas edições alcançaram a marca de 4 mil congressistas e contaram com a exposição de grandes expoentes, tais como: Idalberto Chiavenato,  Almir Pazianoto, Yeda Crusius, Ciro Gomes, Arnaldo Jabor, Paulo Henrique Amorin, Mario Sérgio Cortella, Esperidião Amim, Henrique Meirelles, Alexandre Garcia, entre outros.

Herança dos recursos advindos dos congressos realizados, notadamente as edições do Conad e do Enbra, o CRA/GO inaugurou nova e moderna sede em Goiânia, no dia 9 de setembro 2002.

Erguida em um dos setores de maior valorização imobiliária de Goiânia, no alto do Setor Marista, ainda em 2015 é o memorial inconteste de uma administração que realmente soube materializar o sonho da nossa categoria. Depois de treze anos, continua considerada como uma das mais estruturadas do Sistema CFA/CRA’s.

 

 

O que é o CRA

O Conselho Regional de Administração de Goiás, designado pela sigla CRA-GO, foi criado pela Resolução nº 54, de 04 de novembro de 1983, do Conselho Federal de Administração como decorrência da Lei nº 4.769/65 e no Regulamento aprovado pelo Decreto nº 61.934, de 22 de dezembro de 1967.

Art. 1º - Fica instalado o Conselho Regional de Técnicos de Administração - 15ª Região, com jurisdição sobre o Estado de Goiás e sede em Goiânia.

Possui personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira, destinando-se a zelar pela fiel observância dos princípios da ética e da disciplina da classe dos que exercem atividades profissionais de administração, na área de sua jurisdição.

O CRA-GO é uma autarquia federal que tem como finalidade disciplinar e fiscalizar na área de sua respectiva jurisdição o exercício profissional do Administrador, organizando e mantendo o registro deste profissional, e dando execução às diretrizes formuladas pelo Conselho Federal de Administração. Foi criado quando da promulgação da Lei nº 4.769 de 09/09/1965, que prevê a constituição de órgãos que garantam o cumprimento desta lei, julgando as infrações e impondo as penalidades previstas na mesma. É uma autarquia de vida própria, que se mantém sem nenhuma verba governamental, sendo sua única fonte de recursos, as anuidades e taxas de serviços pagas pelos administradores, tecnólogos e empresas registrados. Porém, presta contas ao TCU – Tribunal de Contas da União e ao Conselho Federal de Administração.

O órgão maior dos CRAs é o CFA, que atua como controlador e fiscalizador das atividades financeiras e administrativas do Sistema CFA/CRAs. Sua sede está localizada em Brasília-DF.